quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Colar no CEDERJ ou em qualquer prova

Colar numa prova, vale a pena? Aconteceu comigo no CEDERJ

Olá pessoal, bom dia!
Hoje recebi uma mensagem sobre a correção de uma AD (avaliação à distancia do CEDERJ) dizendo que parte da AD estava com resposta parecida com a de um outro(a) aluno(a), que não vou citar nome, e que por isso seria descontado os meus pontos.

Apesar de eu não ter passado resposta para ninguém...


eu concordo com a posição do tutor(a), que está apenas fazendo o seu papel. Mas quero explicar algo: colar e copiar respostas vai contra a formação de um bom profissional. E não vejo muita diferença de colar numa prova e roubar algo que pertence a uma pessoa. Colar é uma atitude totalmente desonrosa, injusta e desleal.. é querer receber por algo que outro(s) ralaram e trabalharam para ter.

Cuidado com fóruns de estudo..


O(a) aluno(a) informado sobre as respostas iguais as minhas(apenas mudando nome das variáveis) eu não tenho e-mail e esse tipo de contato de estudo. O que provavelmente aconteceu foi que abri um tópico em um fórum que discute o tema da disciplina, e debatia sobre a questão da AD, e as respostas desenvolvidas no fórum devem ter sido copiadas. Ou então, aconteceu alguma coincidência nos resultados, que é mais difícil, mas não quero julgar ninguém.  De qualquer maneira, fóruns são púbicos, use-os com sabedoria.
Enquanto debatia no fórum, até pensei que poderia acontecer de alguém copiar as respostas. Mas também pensei no lado bom, do tópico que eu abri servir para outros alunos tirarem dúvidas idênticas as minhas. Mas pode ter tido alguém que copiou, colou, mudou o nome das variáveis e entregou. tsc tsc... E deu nisso.

Dar respostas não é ajudar...


Muitas vezes temos excelentes tutores, como a dessa matéria, disposto(a) a nos ajudar e até outros colegas que nos ajudam. Mas dar repostas não é ajudar. Há um longo caminho a ser trilhado..

A Fidelidade de Deus...


Eu, por exemplo, reprovei muitas vezes uma disciplina chamada Fundamentos de Programação e não pensei em "dar um jeitinho" para passar só porque estava reprovando e achava a matéria realmente quase impossível de passar. Mas uma hora aconteceu de eu passar, eu busquei realmente fazer o meu melhor e entreguei a situação a Deus, me sentia injustiçado por estudar e não passar. Uma pastora pregando lá na igreja, disse no púlpito, você pode até ter outros gigantes mas esse, o atual, você nunca mais verá. E eu liguei o que a pastora disse a esta disciplina de fundamentos de programação, um gigante a ser derrubado. Fiz o que disse anteriormente, o meu melhor, na minha limitação, claro, e passei nesta matéria para glória de Deus. Confesso que até achei que mesmo fazendo o meu melhor, não teria sido o suficiente, mas Deus foi FIEL, eu passei!!!!!

O aprendizado de hoje servirá para o que virá a nossa frente...

Já nas disciplina de programação I e programação II, eu passei de primeira. E eu tenho certeza que a experiência que adquiri em Fundamentos de Programação, que reprovei várias vezes, me ajudou bastante nas outras disciplinas de programação que vieram depois.

O problema é querer comer os frutos que não se semeou nem se regou...


O grande problema é querer comer os frutos sem plantar e sem regar todos os dias um pouquinho para que as sementes cresçam. Não há desculpa de que trabalha, tem família e não tem tempo para estudar. É mais difícil, sim, pode até ser. Mas conheço um colega, que também é do curso de computação do CEDERJ, que mesmo eu considerando novo, é chefe de família, tem um filho e tem emprego e se formou primeiro que eu e muita gente no CEDERJ. E eu nunca o vi sendo desleal. Também acredito que Deus tem um tempo certo para cada um, que pode ser diferente um do outro, mas temos nossa parte nisso quando é chegado nosso tempo.

A reclamação dos que não fazem sua parte...


Depois o chefe que é ruim, a empresa que é ruim, a presidenta, o prefeito, a esposa, os filhos, nunca nós mesmos. Ainda que eles sejam ruins, nós podemos começar a fazer a diferença. Mais importante do que um diploma e ter dinheiro, é ser um cidadão honesto, exemplar e poder dormir com a consciência tranquila.

Para reflexão...


Deixo esses pensamentos, como reflexão:
"O pai disse ao filho: "tenha cuidado por onde caminhas", o filho respondeu: "tenha cuidado você meu pai...estou seguindo os seus passos"". Não sei o nome do autor
Quem nunca errou, que atire a primeira pedra. Mesmo se você tenha ou tem cometido esse erro, você é especial. O Senhor Jesus te ama! Todos podemos mudar. Todos podemos melhorar. Estamos em construção, todos nós precisamos melhorar todos os dias, que essa mensagem ajude a reavivar, reacender esses bons princípios de dignidade!

Um abraço, Filipe Wallace,

Então,

sudo apt-get update!
}

Nenhum comentário: